Síndrome pós-COVID: o que é?

A Síndrome pós-COVID afeta cerca de 10 a 30% dos doentes infetados e caracteriza-se pela permanência de alguns sintomas após a resolução da infeção aguda, por mais de 12 semanas.

1. Porque ocorre?

A Síndrome pós-COVID está associada a uma reação exacerbada das nossas defesas (sistema imunitário), devido ao vírus afetar todo o organismo.

2. Quais os sintomas?
Após a recuperação por COVID-19, muitos doentes experienciam a permanência de alguns sintomas de forma contínua. A sintomatologia é bastante variada, sendo a mais frequente:

● tosse;
● dispneia (falta de ar);
● distúrbios de sono;
● fadiga (cansaço);
● artralgia (dores nas articulações).


Outros sintomas relatados incluem queda de cabelo, ansiedade, alterações gastrointestinais (vómitos, diarreia), mudanças de humor, perturbações de memória e diminuição da concentração.


De destacar que a vacinação e as estirpes atuais do vírus permitiram que a sintomatologia se tornasse mais ligeira.

3. Que estratégias adotar?
Muitas pessoas têm sentido algumas dificuldades em retomar as atividades diárias. A Farmácia Grave dá-lhe alguns conselhos para colocar em prática!


Dica 1

Reforce os cuidados de higiene:

● Lave regularmente as mãos com água e sabão.
● Mantenha a etiqueta respiratória.

 

Dica 2

Planeie, organize e simplifique as tarefas diárias. Evite grandes esforços e faça uma coisa de cada vez. Não tenha pressa!

 

Dica 3
Mantenha-se ativo, mas com cautela! Retome ao exercício físico de forma gradual, com treinos de 15 minutos, de intensidade baixa a moderada.
Um estudo publicado na Sports Medicine and Health Science demonstrou que a prática de exercício físico melhora diretamente a função pulmonar e reforça a imunidade. Além disso, também corrige os desequilíbrios de citocinas (substâncias inflamatórias) nos doentes infetados por COVID-19 e promove a regulação da homeostase da flora intestinal. Assim, a atividade física apresenta inúmeros benefícios, tanto a nível psicológico, neurológico, musculoesquelético, cardiorrespiratório e do sistema imunitário.

 

Dica 4

Privilegie uma alimentação saudável e equilibrada para capacitar o seu sistema imunitário.

● Opte por alimentos ricos em proteína magra para recuperar a massa muscular que ficou comprometida com a doença.
●Consuma frutas e legumes para garantir o aporte de vitaminas e minerais, como a vitamina A, C, ácido fólico (vitamina B9), ferro e selénio.
● Ingira alimentos antioxidantes, como os ricos em vitamina C (kiwi e citrinos - ex.: laranja), os frutos vermelhos e o chá verde.
● Aposte em alimentos ricos em betacarotenos e outros carotenoides - ex.: cenoura, abóbora, manga, papaia, tomate.
● Mantenha-se hidratado, pois alguns dos sintomas (ex.: vómitos, diarreia) podem levar à desidratação. Pode alternar com bebidas sem adição de açúcar, como infusões, tisanas, chás aromatizados com limão, gengibre, canela ou hortelã.

 

Dica 5
Embora uma alimentação saudável permita um bom aporte de nutrientes, num quadro de recuperação pode não ser suficiente. Deste modo, pode ser necessário recorrer a um reforço extra, como os suplementos alimentares.

Para reduzir o cansaço: a suplementação com coenzima Q10 é uma boa opção (ex.: Bioactivo Q10 Forte). A coenzima Q10 (ubiquinona) apresenta propriedades antioxidantes e é essencial para a produção de energia nas mitocôndrias, daí ser uma excelente aliada no combate da fadiga.
Para melhorar o desempenho mental e reduzir a fadiga: a suplementação com vitaminas do complexo B (B2, B5, B6, B12) contribuem para o bem-estar cerebral (ex.: Absorvit Smart 50+, Absorvit Smart Extra Forte). A vitamina B5 contribui para o desempenho mental normal, já a combinação da B2, B5 e B12 para o normal funcionamento do sistema nervoso e para a redução do cansaço.
Para reforçar o sistema imunitário: aposte em suplementos de vitamina C e D. A vitamina D interfere em inúmeras cascatas metabólicas, no entanto está presente num leque limitado de alimentos e a melhor forma de ser absorvida é através da exposição solar. 

 

Dica 6
Coloque em prova o seu cérebro! Aposte em atividades que estimulem a atenção, concentração e memória (ex.: palavras cruzadas, jogo da memória).

 

Dica 7
Reserve tempo para atividades de lazer (ex.: ouvir música, ler, ver filmes).

 

Dica 8
Preste atenção à sua saúde mental! Procure estar tranquilo e relaxado. Mantenha o contacto com as pessoas que lhe são próximas.

 

Dica 9
Evite beber café, bebidas estimulantes e álcool pelo menos 4 horas antes de se deitar. Uma boa noite de sono é essencial para recuperar. A privação de sono leva a que os doentes tolerem menos os outros sintomas, podendo agravar a sensação de dor e de cansaço.

 

Dica 10

Esteja atento a alterações no funcionamento do seu corpo - sono, alimentação, cansaço -, ou no seu comportamento - irritabilidade, humor, perda de interesse. Se os sintomas persistirem, consulte um profissional de saúde.

4. Qual o tempo de recuperação?
O tempo de recuperação pós-infeção por COVID-19 varia de indivíduo para indivíduo, podendo durar até 12 semanas. Esteja atento ao aparecimento de novos sintomas, à persistência dos mesmos ou até um possível agravamento.

 

Pode sempre contar com a Equipa da Farmácia Grave para esclarecer as suas dúvidas ou questões!

 

Dra. Rita Mestre
Farmacêutica

Deixe seu comentário