Com a chegada da estação mais quente do ano, surge também a necessidade de um cuidado redobrado à exposição solar.
A luz solar além de fonte de calor e energia é também fundamental na síntese de vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos e crescimento saudável. Assim, todos nós, incluindo os mais novos, como as crianças e os bebés, devem usufruí-la. No entanto, a luz solar emite radiação ultravioleta sob a forma de raios UVA e UVB, que em excesso, pode provocar queimaduras solares, fotoenvelhecimento e cancro da pele.
Neste sentido, pela maior fragilidade e sensibilidade da pele dos mais novos, esta altura do ano pode representar um conjunto de desafios e cuidados que podem preocupar muitos pais.
A Farmácia Grave dá-lhe alguns conselhos para poder desfrutar do verão, em segurança, com as suas crianças!
1.Qual o horário mais seguro para aproveitar o sol?
Todas as atividades exteriores, como brincar no parque infantil, no recreio, no jardim ou na praia devem ser evitadas no horário em que a intensidade solar é maior, isto é, entre as 11h e as 17h.
2. O que deve vestir ao seu pequeno?
Em qualquer ambiente com sol, é essencial:
Roupa fresca de cor clara, em algodão, para cobrir o corpo;
Chapéu com abas largas que proteja a face e o pescoço;
Óculos de sol com proteção UV.
3. Que protetor solar deve usar?
Escolha um protetor com fator de proteção elevada (FPS 50 ou 50+), com filtros físicos ou minerais e resistente à água e à transpiração.
O protetor deve ser adaptado às necessidades de cada tipo de pele, testado sob controlo dermatológico, hipoalergénico, sem álcool e sem perfumes.
4. Como aplicar o protetor solar?
Aplique o protetor antes de vestir a sua criança e cerca de 30 minutos antes da exposição solar, quer seja na praia ou noutros locais ao ar livre. Não se esqueça de aplicar em zonas como as orelhas, lábios, nuca, ombros, atrás dos joelhos e pés.
Deve repetir-se a aplicação de 2 em 2 horas ou sempre que a criança se molhe ou transpire mais.
5. A partir de que idade é seguro ir à praia?
Bebés com idade inferior a 12 meses não devem ser expostos diretamente à luz solar, dada a fragilidade da sua barreira cutânea. Não é aconselhado ir à praia.
Em bebés com idade superior a 12 meses e crianças a exposição solar deve ser cautelosa, evitando as horas em que a radiação ultravioleta é mais intensa, entre as 11h e as 17h.
É desde pequenino que se aprende a adquirir os bons hábitos. Assim, é precisamente nesta fase que se deve ensinar a aproveitar, em segurança, o melhor que o Sol tem para oferecer!
Conte com a sua Farmácia Grave!
Dra. Margarida Melo
Farmacêutica