Vigiar os seus sinais regularmente é fundamental para a sua saúde! Esteja atento aos sinais que descamam, sangram, provocam dor/comichão e os que parecem uma ferida que demora a cicatrizar.
A sua Farmácia Grave ensina-o a avaliar os seus sinais através do Método ABCDE!
1. O que é o método ABCDE?
O método ABCDE ajuda-o a classificar os sinais da sua pele e, deste modo, a detetar precocemente lesões cutâneas. Ao analisar cada sinal (autoexame da pele) deve responder às seguintes questões:
- A lesão é assimétrica? Isto é, metade do sinal não coincide com a outra metade?
- Tem bordos irregulares ou indistinguíveis?
- Mudou de cor? Apresenta várias cores?
- Tem um diâmetro superior a 5 mm?
- O sinal evolui ao longo do tempo, em termos de tamanho, forma e/ou cor?
É importante que saiba que todos os sinais devem ter um aspeto razoavelmente uniforme, com a mesma forma e cor. Se aparecer uma lesão com um aspeto diferente, consulte um médico dermatologista.
2. Como deve examinar a sua pele?
O autoexame da pele deve ser realizado de 2 em 2 meses. A altura ideal para o fazer é após o banho. Comece por localizar os seus sinais, manchas e verrugas. Examine todo o corpo, dos pés à cabeça. Não se esqueça das costas, couro cabeludo, pés, entre as nádegas e na zona genital.
Observe o seu aspeto, textura e sensação ao toque. Pode, por exemplo, fotografar os seus sinais para avaliar se ocorreram alterações ao longo do tempo. Não assuma que uma mancha suspeita é benigna apenas porque é indolor. Nem todas as lesões cancerígenas estão associadas a dor!
Esteja atento às manchas na sua pele que:
- alteram de tamanho, forma e/ou cor. Ou as que apresentam várias cores;
- são assimétricas ou têm bordos irregulares;
- apresentam um aspeto diferente do resto da pele;
- têm um diâmetro superior a 5 mm;
- são ásperas ou escamosas;
- provocam comichão;
- sangram ou libertam líquidos;
- se assemelham a feridas, mas não cicatrizam.
3. Que medidas pode adotar para prevenir o Cancro da Pele?
A melhor forma de prevenir o Cancro da Pele é proteger-se do sol, em particular as crianças e idosos. Para isso, aplique diariamente protetor solar com um fator de proteção (SPF) de pelo menos 30 e, evite a exposição nas horas de maior calor (entre as 12h e as 16h). Evite também a exposição a outras fontes de radiação ultravioleta, como os solários.
Conte com a sua Farmácia Grave!
Feliciana Marta
Enfermeira