Nesta nova fase da vida de um bebé e dos pais, surgem, por vezes, dúvidas e questões relacionadas com a Higiene Oral: Quando iniciar? Como? Que produtos utilizar?
Sem dúvida que uma boa higiene oral e, por sua vez, dentes saudáveis é de extrema importância para o seu bebé, já que os dentes têm como função:
ajudar a mastigar bem os alimentos;
facilitar a comunicação.
A sua Farmácia Grave dá-lhe algumas dicas para uma Boa Higiene Oral do seu Bebé!
1. Em que altura começa a formação dos dentes?
A formação dos dentes começa desde a gestação e apenas termina quando a dentição definida se conclui.
Desta forma, a alimentação durante a gravidez é essencial para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento de dentes saudáveis, entre os quais o:
cálcio;
fósforo;
vitamina C;
vitamina D.
Após o nascimento, a mãe ao amamentar pelo menos até aos 6 meses de idade, ajuda a prevenir futuras cáries no bebé.
Os primeiros dentes a nascer, designados de dentes de “leite”, costumam aparecer após os 3 meses de idade e vão sendo substituídos até aos 13 anos. Os dentes de “leite” são fundamentais para uma dentição definitiva saudável. Além disso, são importantes no desenvolvimento do bebé, pois:
ajudam na mastigação e deglutição;
contribuem para a manutenção dos espaços onde irão nascer os dentes definitivos;
facilitam a fala;
intervêm na respiração e no desenvolvimento dos maxilares.
2. Em que altura se deve iniciar a Higiene Oral no Bebé?
Durante os primeiros meses de vida, mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, os pais devem ter o hábito de limpar as gengivas com uma gaze, pelo menos uma vez por dia, de forma a remover vestígios de leite ou da fórmula, evitar a acumulação de bactérias e, consequentemente, prevenir problemas bucais, como as cáries.
Quanto mais cedo iniciar bons hábitos de Higiene Oral no seu Bebé, mais provável é ele vir a desenvolver dentes saudáveis para o resto da vida!
3. Como fazer a Higiene Oral dos Primeiros Dentes?
Assim que nasce o primeiro dente deve-se iniciar a escovagem (realizada por um adulto), com uma escova pequena, arredondada e com cerdas suaves, adaptada à cavidade bucal do bebé.
A pasta dentífrica deve conter 1000 ppm de flúor. Este procedimento deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma delas ao deitar.
A quantidade de pasta dentífrica a usar depende da idade do bebé. Até aos 3 anos, deve-se colocar a quantidade equivalente a um grão de arroz.
Crianças entre os 3 e os 6 anos de idade devem realizar a escovagem, sempre com a supervisão de um adulto. Além disso, devem usar uma escova suave e a mesma quantidade de pasta de dentes.
Por sua vez, crianças a partir dos 6 anos de idade já podem fazer a escovagem dos dentes sozinhas, mas com uma escova macia ou média e a quantidade de pasta dentífrica é de aproximadamente 1 cm.
4. Que estratégias deve adotar para melhorar a Saúde Oral do seu Bebé?
Existem algumas dicas que os pais podem adoptar para melhorar a Higiene Oral do Bebé, entre elas:
Não utilizar biberão ao adormecer;
Começar a usar um copo, após os 6 meses de idade, de forma a promover o desenvolvimento correto dos dentes;
Evitar alimentos com elevado teor de açúcar, uma vez que são a principal causa de cáries. É essencial que a introdução de alimentos doces na dieta do bebé ocorra o mais tarde possível. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que estes alimentos só sejam apresentados à criança após os 2 anos de idade;
Durante o primeiro ano de vida, recomenda-se que se iniciem as Consultas ao Dentista;
Criar uma rotina correta de higiene oral.
Para que o seu bebé cresça e tenha uma boa Saúde Oral é essencial que alie aos hábitos de Higiene Oral uma Alimentação Saudável e Equilibrada.
Conte com sua Farmácia Grave!
Dra. Sílvia Simões
Farmacêutica