A gonalgia ou comumente designada como dor no joelho é uma queixa bastante frequente que faz tocar o telefone de muitos fisioterapeutas com pedidos de ajuda. Engana-se quem pensa que afeta apenas idosos! Muitos jovens começam também a apresentar, apesar de a causa e a frequência da dor ser diferente da dos idosos.
Conte com as dicas da sua Farmácia Grave para retardar o aparecimento de dores no joelho!
1. Porque ocorre?
Com o avançar da idade é comum o aparecimento de problemas nos ligamentos, na cartilagem e nos ossos da articulação do joelho. Mais cedo ou mais tarde, estes problemas podem originar uma gonalgia. As faixas etárias mais jovens tendem a sofrer lesões traumáticas, por esforço ou problemas de alinhamento da rótula, os designados síndromes rotulianos.
A gonalgia pode ser desencadeada por lesões desportivas ou por outros fatores, como a obesidade e a diabetes. No entanto, existem várias medidas de prevenção que pode colocar em prática!
2. Quais as causas?
Existem múltiplas causas que aumentam o risco de gonalgia, com origem em qualquer estrutura da articulação do joelho, como os ligamentos ou tendões.
Como causas principais destacamos:
- artrose do joelho (gonartrose) - resulta do desgaste da cartilagem articular do joelho devido a alterações degenerativas. Manifesta-se sobretudo em pessoas mais velhas. Os sintomas mais frequentes são dor crónica no joelho, inchaço e estalos.
- inflamação do joelho - resulta da sobrecarga do joelho e afeta principalmente indivíduos que praticam atividades desportivas de grande impacto (ex.: corrida). Pode causar inflamação dos tendões (tendinites).
- entorse do joelho - resulta de um esforço articular que pode levar ao estiramento, rotura parcial/completa de um ou mais ligamentos colaterais do joelho. Manifesta-se por dor e edema (inchaço) devido à acumulação de líquidos no tecido.
- desalinhamento da rótula - causa instabilidade articular podendo levar à luxação da rótula.
3. Que medidas de prevenção existem?
É natural que com o avançar da idade ocorra um desgaste da articulação do joelho. Contudo, existem vários cuidados que pode colocar em prática para prevenir estas dores.
- Manter uma boa condição física;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Usar um bom calçado;
- A toma de suplementos que fortaleçam as articulações;
- Massagem terapêutica: é parte integrante nos tratamentos de Medicina Chinesa. É utilizada sempre que há a necessidade de atuar nas estruturas envolventes do joelho, especialmente nas dores por carga, esforço e ainda em atletas.
- Acupuntura para a dor no joelho: tradição milenar oriental que possibilita um alívio imediato da gonalgia. Pode encontrar este serviço junto de um fisioterapeuta especializado em acupuntura.
Conte com a sua Farmácia Grave!
João Pedro Correia
Massagista no Centro de Massagem Terapêutica e Desportiva